terça-feira, 7 de setembro de 2010

Resistência - Agnès Humbert



Por ocasião da invasão da França pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial, um grupo de intelectuais resolve resistir à invasão e juntos fundaram um jornal: “Résistance”. Alem da divulgação de notícias o periódico clandestino servia como instrumentos para a divulgação de suas idéias.
O grupo logo foi denunciado e seus membros foram presos e muitos deles fuzilados. Agnès através de seu diário nos relata com riqueza de detalhes todo o sofrimento, as humilhações, os trabalhos forçados e as torturas que eram infligidos aos presos políticos nas prisões nazistas.
Enfrentando todos estes sofrimentos Agnès nunca se dobrou e encarou todas as agruras com muita coragem, força e determinação sem jamais entregar os amigos. Apesar do tema a narrativa de Agnès é leve e de fácil compreensão o que torna o livro muito fascinante.

Um comentário:

  1. Liberdade e lealdade são dois princípios muito fortes em Agnes. Liberdade não só da França do poder dos nazistas mas do homem enquanto ser de sensibilidade, sentimentos e pensamentos. Lealdade não só aos seus amigos mas a uma causa, a de lutar pela liberdade.

    ResponderExcluir